
Histórico do Instituto das Apóstolas do Cenáculo
O Instituto Apostólico Secular de Nossa Senhora do Cenáculo, foi fundado à 11 de fevereiro de 1956 pela Irmã Maria do Cenáculo, em Monte Santo de Minas – MG, sendo seu co-fundador Padre Roberto Drummond Gonçalves (Sacerdote Jesuíta), de aprovação Diocesana, cuja finalidade é anunciar ao mundo “Deus é Amor” (1Jo 4,7), atendendo com espírito apostólico as Urgências Pastorais, se esforçando por evangelizar os mais pobres e desamparados, de maneira especial as crianças.
Levada pelos desígnios de Deus, Zulmira Soares, nascida em Campinas a 16 de setembro de 1917, sentiu por longo tempo o desejo de fundar uma comunidade religiosa onde Jesus Eucarístico e Maria Santíssima fossem o centro de tudo. Orientada pelo seu Diretor Espiritual Monsenhor Emílio José Salim, durante vinte e um anos fez uma experiência junto às Irmãs das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, São José dos Campos – SP.
Deixando este Instituto no dia 15 de agosto de 1952, continuou atenta aos impulsos do Espírito Santo em seu coração. Foi nesta época que o Senhor colocou em seus caminhos, como Diretor Espiritual, o Padre Roberto Drummond que procurou também discernir os desígnios de Deus.
Aos 25 de março de 1954, na cidade de Santos, com licença do Exmo. Sr. Bispo Diocesano Dom Edílio José Soares (in memoriam), Zulmira Soares, com auxílio de benfeitores, amigos e membros da família, iniciou um Pensionato Católico de Senhoras.
Por ocasião do Congresso Eucarístico no Rio de Janeiro em 1955, Zulmira Soares falou com Dom Inácio João Dal Monte, Bispo de Guaxupé (in memoriam) sobre a fundação do Instituto. Foi aí que a Providência Divina permitiu que fosse fundado o Instituto em Monte Santo de Minas, Diocese de Guaxupé, com a bênção e proteção de Dom Inácio. Com sua permissão, no dia 25 de dezembro de 1955, o então Vigário Pe. Roque Colombo celebrou a primeira missa na casa em que se preparava para a fundação, deixando o Santíssimo como força e vida das primeiras candidatas. No dia 11 de fevereiro de 1956, Dom Inácio celebrou a missa de inauguração da Casa da Criança. As Irmãs, neste mesmo dia, receberam das mãos do Sr. Bispo o hábito de noviça: Irmã Maria do Cenáculo e as quatro companheiras: Irmã Maria Ângela de Jesus Hóstia, Irmã Maria Angélica do Santíssimo Sacramento, Irmã Maria Teresinha da Sagrada Face e Irmã Maria Regina do Divino Coração. A sementinha jogada na terra começou a germinar. Neste mesmo dia, por coincidência ou não, chegaram 5 crianças.
As Irmãs, levando assim uma vida de oração, provação e trabalho, no ano seguinte, a 25 de março de 1957, Dom Inácio, após ter pregado e preparado espiritualmente as Irmãs para este dia, celebrou a Santa Missa e as Irmãs fizeram seus votos, professando sua fidelidade à Igreja e à Obra Missionária do Instituto.
Com algumas dificuldades materiais, mas na verdade muito protegidas espiritualmente, em pouco tempo, a sementinha germinada foi crescendo.
Aos 08 de dezembro de 1957, a convite de Dom Ernesto de Paula, Bispo de Piracicaba, as irmãs iniciaram um trabalho junto às 42 famílias de Senhoras viúvas que na época existia no Asilo São Vicente de Paula. Em 1958, no dia 05 de agosto foi fundado o Cenáculo de Nossa Senhora de Lourdes, com finalidade de Apostolado e Casa de Formação.
Em 1961 foi inaugurada a casa de férias das Irmãs em Águas de São Pedro e em 1962, um Pensionato de Senhoras e Moças. Nesta época, vendo o Instituto crescer, Pe, Drummond deixou a Companhia de Jesus para acompanhar mais de perto o Instituto. Foi recebido por Dom Ernesto com muito carinho. Ficou aos cuidados das Irmãs até seus últimos dias.
No dia 24 de junho de 1972, a convite de Dom Francisco Borja do Amaral, foi inaugurada a casa de Apostolado na cidade de Caraguatatuba, litoral norte e a 08 de dezembro 1973, a casa de Campinas.
A Fundadora Madre Maria do Cenáculo, estando sempre atenta e disponível à Vontade de Deus, procurou transmitir a todos as exigências do Lema: “Deus é Amor”. Formando e cultivando na comunidade o Espírito de simplicidade, oração e serviço, cuidou do Instituto até o último momento em que Deus a chamou para si, dia 12 de fevereiro de 1977, às 17h45, num dia de Sábado.
Dom Aniger Francisco Maria Melilo, então Bispo de Piracicaba, convocou todas as irmãs para um encontro no qual ficou nomeada e confirmada a Irmã Maria Angélica do Santíssimo Sacramento como Superiora Geral do Instituto até um próximo Capítulo Geral. Deus, através de Dom Eduardo Koaik, novamente se manifestou pedindo do Instituto uma nova etapa de sua vida: revisão das Constituições, revisão das Obras, Aprovação Canônica. Para isso, Dom Eduardo solicitou ajuda do Secretário Executivo da CRB-SP, Padre Gervásio Fabri dos Anjos CSSR, que passou por contínuas reuniões, reflexões e encontros de estudo com todas as Irmãs para a elaboração das novas Constituições.
O Primeiro Capítulo Geral realizou-se nos dias 26 a 28 de junho de 1989 na casa “Cenáculo do Menino Jesus”, em Águas de São Pedro. Neste Primeiro Capítulo foram examinadas e votadas as Constituições e Estatutos conforme os estudos anteriormente realizados.
Que Deus continue abençoando a sua obra e que Maria, como outrora no Cenáculo, continue sua presença entre nós, animando e revitalizando todas as nossas comunidades.
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)





.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

Fundado para o serviço pastoral missionário da Igreja, o Instituto das Apóstolas do Cenáculo é presença solidária junto a Maria no Cenáculo e aos pobres que caminham na mesma estrada conosco.